sábado, 1 de outubro de 2011

a casa do alê!

Hoje retorno as origens oficialmente! No sentido mais preciso dessa palavra.

Desde o início do meu curso de arquitetura sempre tive uma capacidade muito grande de avaliação e análise crítica (dos trabalho dos outros é claro! O meu próprio sempre achei perfeito! risos...). Sempre consegui identificar os erros e acertos nos projetos de arquitetura. Com o tempo e a experiência essa capacidade cresceu e diversas varáveis foram acrescentadas a minha formação e poder de análise.

Carrego na bagagem (já sou um balzaquiano!) 15 anos de experiência em arquitetura de interiores, uma pós em design para a movelaria e uma passagem rápida pelo lighting design. Variáveis que tornaram-se constantes no meu dia-a-dia.

Se alguém perguntar o que faço hoje respondo sem hesitar: sou consultor em arquitetura, ou melhor dizendo, sou um personal architect! Meditei bastante sobre essa denominação (o Google me deu uma força também). Meu trabalho hoje é avaliar numa consulta a qualidade do espaço existente e propor medidas que incrementem sua funcionalidade e beleza. Esse trabalho acontece da forma mais personalizada possível - durante a consultoria e visita ao espaço.

Meu trabalho como personal architect acontece em uma, duas etapas ou três etapas. Em casos simples na primeira consultoria atendo os clientes de forma objetiva informando as modificações necessárias para tornar o espaço mais agradável e auspicioso (adoro essa palavra!) eliminando os excessos e propondo soluções eficientes. Tudo é documentado e enviado posteriormente por email para o cliente. Etapa um completada! A etapa dois acontecerá no caso de projetos mais complexos onde houver a necessidade de escolha de móveis, objetos, luminárias, cores, papéis de parede, tecidos, ou demais itens que sejam necessários para a composição do espaço. Num prazo de um a três dias o cliente pode ter um espaço completamente renovado de forma simples, rápida e eficiente (muitas vezes gastando pouco). Trabalho com sonhos porém ofereço realidade! E realidade imediata!

Em alguns casos ainda uma terceira etapa é necessária onde o trabalho acontece de forma mais personalizada ainda - o design de um móvel específico para um determinado espaço. E essa personalização acontece de forma pessoal e próxima como sugere Alessandro Mendini (meu xará!).

"Cada projeto nasce para solucionar um problema funcional, mas se torna válido apenas se transformado em expressão, estética, emoção, amizade... Estas são as qualidades de um objeto."

E estas são as qualidades de um bom trabalho como personal architect. Aqui na Casa do Alê você encontrará trabalhos funcionais repletos de emoção, carinho e amizade. O que você está esperando para transformar seu espaço também?

"O que quer que possa fazer ou sonhe em fazer comece-o. Existe algo de genealidade, de poder e de magia na coragem." Goethe



Um comentário:

  1. Parabéns!

    Gostei da maneira como vocÊ escreve!

    Abraço mineiro e muito sucesso como personal architect!

    ResponderExcluir